“Novembro Negro” revela que ainda são muitos os enredos das batalhas contra o preconceito. 

Em 20 de novembro, celebra-se com afinco o “Dia da Consciência Negra”, data alusiva ao Zumbi dos Palmares, que faleceu neste dia no ano de 1695. Conhecido por ser o líder do Quilombo dos Palmares e uma figura símbolo de resistência dos(as) negros(as) escravizados(as) no Brasil, assim como de luta por direitos.

Reivindicar direitos já é a prova da resistência em nosso Brasil tão multifacetado e característico por algumas discrepâncias.

Precisamos reconhecer e valorizar a cultura africana, afro-brasileira e indígena como parte da nossa sabedoria ancestral. Novembro é mês da Consciência Negra e se faz necessário  disponibilizar  calendário mensal com eventos históricos que marcam a vida de todos nós.

A nossa Belmonte também apresenta negros(as) responsáveis por seus traços e consolidação para a sua construção. Exemplo disso o próprio Bairro da Biela, onde se concentra a maior parte da população negra na cidade.


Dia 20 de novembro e todos os dias, saudações à população negra e à nação brasileira, construída também com o trabalho e a cultura do povo negro.