A passagem de uma frente fria mudou a paisagem em muitas áreas da Bahia nos dois primeiros dias de novembro. A chuva caiu muito forte no sul do estado, onde várias localidades registraram mais de 50 mm acumulados em 24 horas. Destaque especial para Belmonte, onde choveu aproximadamente 150 mm, o que corresponde a quase toda a média de chuva para novembro.

 

A nebulosidade e as pancadas de chuva associadas com esta frente fria foram sentidas nos dia 1 e 2 de novembro em diversas áreas do interior e do litoral da Bahia, mas a chuva não foi para todos e o problema da seca está longe de terminar, pois a deficiência de chuva é muito grande no estado.

Chuva forte nesta sexta-feira

Tecnicamente a frente fria começa a se afastar do litoral baiano nesta terça-feira, 3 de novembro, mas nuvens carregadas ainda vão se formar pelo litoral da Bahia. A previsão é de um dia com chuva frequente, com risco de chuva forte e de raios. Pode chover forte também em Salvador.

O Planalto da Conquista e a Chapada Diamantina terão mais chuva e que pode cair com moderada intensidade em algumas horas. Pancadas de chuva com raios voltam a ocorrer em vários locais do centro, oeste e norte da Bahia. Estas pancadas beneficiam pequenas áreas, mas podem ser fortes.

Mais chuva

As condições para chuva diminuem novamente entre o sábado e a segunda-feira, 6 de novembro. Mas já tem previsão de novo aumento da instabilidade a partir do dia 7 novembro.