O legado deixado pelas gestões do ex-prefeito Iêdo Elias em Belmonte inclui a execução de serviços esperados há anos pela população. Assim, o principal objetivo do ex-gestor do município foi elevar a qualidade de vida dos belmontenses. Com isso, nota-se que Iêdo Elias foi um gestor comprometido, já que é referência na região quando o assunto é gestão pública.  Podemos, assim, constatar que Iêdo Elias fez importantes investimentos em obras voltadas para saúde e educação. É possível afirmar, portanto, que Iêdo Elias tem o perfil ideal, e necessário, para conduzir o município nos próximos quatro anos.
 
EDUCAÇÃO
 
Ademais, o município de Belmonte, nas gestões de Iêdo Elias, teve avanços sociais e educacionais, visto que introduziu no município programas sociais para jovens. Um exemplo disso foi o Projovem Adolescente.  Alem disso, o ex-gestor melhorou a educação do município e fez inúmeras reformas nas escolas municipais.
 
RESPEITO AO SERVIDOR
 
Outra marca importante das gestões de Iêdo Elias é o compromisso com os servidores públicos. Sendo assim, o período que foi chefe do executivo municipal demonstrou respeito aos funcionários públicos e efetuava o pagamento mensal dos servidores rigorosamente em dias.  Por consequência, o comércio local era aquecido.
 
DIVERSIDADE CULTURAL
 
Outra coisa que chama atenção na maneira de governar de Iêdo Elias é o seu olhar atencioso para os saberes e fazeres dos belmontenses. Sem sobra de dúvidas, a cultura belmontense teve destaque, nas gestões de Iêdo Elias, uma vez que valorizou a diversidade cultural do município. Desse modo, as principais festas tradicionais foram realizadas sem interrupção, ou seja, as manifestações populares tinha apoio. Dessa maneira, incentivou o fortalecimento da identidade cultural.
 
FESTAS TRADICIONAIS
 
Assim, nas gestões de Iêdo Elias as festas, tradicionais e populares, eram realizadas em grande estilo com segurança e mobilidade. Como resultado, impulsionavam a economia local atraindo turistas e moradores das cidades circunvizinhas.  Portanto, movimentava o comércio e o setor de hospedagem.
 
BANDAS DE RENOME
 
Dessa maneira, Iêdo Elias, por sua vez, foi pioneiro em trazer para Belmonte bandas de renome nacional de diversos estilos e gêneros com apresentações não só na sede do município, mas também nos distritos. Vale ressaltar que o ex-gestor sempre valorizou os artistas locais. Dessa forma, incentivando os talentos da música belmontense.
 
Segue abaixo a relação de algumas banda e artistas:
 
Banda Calcinha Preta;
Compainha do Calypson;
Frank Aguiar;
Araketu;
Tatau;
Banda Calypson;
Edu & Maraial;
Banda Nairê;
Trem Bala;
Paulinha abelha e Marlus;
Pathanka;
Beto Jamaica;
Margarete Meneses;
Silvano Sales;
Lordão;
Gang do Samba;
Vixe Mainha;
Gil Melandia;
Love Beat;
Cheiro de Forró;
Márcia Freire;
Marcelo Marrone.
 
DIAS MELHORES VIRÃO
 
De toda forma, mesmo com o fim das suas gestões o nome de Iêdo Elias ecoa como sinônimo de responsabilidade e compromisso. Como se vê, os belmontenses esperam ansiosos pelo seu retorno. Como ele mesmo costuma dizer: “Dias melhores virão”. Certamente por isso, a campanha da coligação BELMONTE, COM CERTEZA, NÃO QUER AVENTURA tem total apoio popular.