Se você tem uma concessionária de carros usados ou novos ou tem um automóvel por conta própria que quer comercializar, precisa aprender como divulgar seu veículo na Internet para vender mais rápido. Afinal de contas, a rede mundial de comadores é uma ferramenta muito poderosa para quem quer fechar mais negócios e conseguir novos clientes dentro do ramo automotivo.

Para muitas pessoas, basta criar um anúncio em plataformas de vendas de carros e responder os interessados. De certa forma, pelo menos para vendedores particulares, as coisas funcionam mais ou menos assim mesmo. No entanto, para quem quer vender de maneira consistente ou quer obter os melhores resultados mais rapidamente, não é assim que a banda toca. É necessário uma estratégia de como divulgar seu veículo na Internet para vender mais rápido.

Quer saber como ter resultados mais velozes? Então siga a leitura do artigo abaixo!

Como divulgar seu veículo na Internet para vender mais rápido em 5 passos

1. Tenha estratégias condizentes com seus objetivos

Um ponto essencial a entender é que existem muitas opções diferentes de estratégias de divulgação na Internet. No entanto, elas dependerão do seu objetivo e do seu contexto. Não adianta, por exemplo, usar uma estratégia que é focada no longo prazo se você quer vender agora.

Vamos entender isso mais a fundo. Se você é um motorista que tem um carro e quer vendê-lo, você quer lidar com a venda em uma única ocasião. Seu objetivo é negociar o automóvel no curto prazo e pronto. Não tentará novamente. Nesse caso, existem estratégias focadas em alcançar o máximo de público possível em um curto período de tempo.

Já se você é dono de uma concessionária, vai querer vender carros sempre. Nesse caso, é essencial ter estratégias de longo prazo para ter um fluxo constante de interessados. Isso permitirá que você venda cada vez mais.

O Marketing de Conteúdo, por exemplo, é uma estratégia assim. Com ele, você monta um blog de autoridade na Internet e recebe milhares de visitas mensalmente, para poder apresentar seus carros a eles. Hoje em dia, segundo o Google, 95% dos interessados em comprar automóveis fazem uma busca no Google antes de comprar. Para quem quer vender com frequência, estar bem posicionado no buscador é essencial. E por falar nisso...

2. Entenda como funcionam os algoritmos dos buscadores

Se você quer vender seu carro na Internet, precisa ser encontrado. Para isso, precisa entender a lógica dos buscadores online. Existem dois tipos de motores de busca: o Google e os de plataformas como Karvi, OLX e Mercado Livre.

No primeiro caso, o Google quer autoridade. Ou seja: quer privilegiar aqueles sites que ele sabe que são de qualidade, de confiança e que satisfazem os usuários. Para conseguir essa autoridade, leva tempo e é algo focado em quem quer vender sempre.

Já as plataformas de vendas online trabalham mais com a densidade de palavras-chave, imagens, quantidade de palavras escritas no anúncio e engajamento. Portanto, tenha esses pontos em mente ao montar seus anúncios.

3. Tenha sempre bons recursos visuais

Todas as plataformas beneficiam os anúncios de carros que contam com bons recursos visuais, como fotos ou vídeos. A ideia é que quanto melhor for o anúncio, mais útil para o cliente, mais as plataformas vão promovê-lo.

Além disso, ter boas imagens ajuda a atrair interessados, a rer dúvidas antes que elas apareçam em comentários e a aumentar o interesse das pessoas. Portanto, também gera benefícios do ponto de vista de vendas.

Assim, invista em limpar o carro, tire boas fotos, grave vídeos e mostre todos os diferenciais do modelo para poder satisfazer as necessidades dos interessados.

4. Use impulsionadores quando achar necessário

Lembre-se de que existe a opção de usar impulsionadores no seu anúncio para poder conseguir mais interessados. Tanto nas redes sociais, quanto no Google ou nas plataformas de venda, é possível pagar um valor para que o seu anúncio apareça com mais destaque para potenciais interessados.

Essa estratégia pode ser muito útil logo no começo do anúncio, para gerar o primeiro fluxo de tração e já conseguir os primeiros interessados. Dependendo da sua sorte, pode ser possível vender o automóvel logo no primeiro dia.

5. Reduza ao máximo as ações dos interessados no seu carro

Por fim, lembre-se de que, na Internet, menos é mais. Portanto, reduza ao máximo as ações que os interessados precisam fazer para comprar o automóvel. Quanto mais complexo for o processo, menor será a sua taxa de conversão.

Pronto! Agora que você já sabe como divulgar seu veículo na Internet para vender mais rápido, é hora de colocar as nossas dicas em ação. Não esqueça de contextualizá-las para o seu caso em específico. Por exemplo, caso você queira vender um carro só, não vale a pena montar uma estratégia de Marketing de Conteúdo completa para se destacar no Google. No entanto, caso você queira vender automóveis com frequência, isso já será necessário.

Gostou do artigo? Então comente abaixo com a sua opinião sobre as dicas dadas!