Você já se imaginou hospedado nos melhores hotéis em Luanda? E fazendo uma trilha na natureza da Islândia? Talvez almoçando ou jantando no Vietnã? Se sim, então talvez você queira aprender como viajar para lugares inusitados e ter uma experiência incrível. Afinal de contas, o mundo é um lugar enorme, com espaço para todo tipo de experiência e grande parte disso está à nossa disposição para conhecer.
É fato que alguns países são mais tradicionais no seu turismo do que outros. Por exemplo, países como França, EUA, Itália e Inglaterra estão entre os mais visitados do mundo. Não é difícil entender o porquê disso, considerando a importância histórica desses lugares e, principalmente, no investimento em marketing turístico que eles fazem. No entanto, o mundo é um lugar gigantesco. Portanto, existem milhões de lugares fantásticos esperando você sair da rota padrão do turismo e chegar até lá.
Quer saber como viajar para lugares inusitados e ter uma experiência incrível neles? Então siga a leitura abaixo!

Como viajar para lugares inusitados e ter uma experiência incrível em 5 passos

1. Entenda as proporções do que está disponível

Viajar para os EUA ou para um país da União Europeia é relativamente fácil. Em primeiro lugar, o idioma não é difícil de dominar e, no caso dos que são, há informações em inglês. Em segundo lugar, há infraestrutura de sobra para os turistas. Essas são, aliás, uma das razões para esses países receberem tantos visitantes.
Se você vai para um destino inusitado, é importante entender que não terá tantas vantagens assim. Portanto, é importante se preparar para a experiência real que você terá, guardadas às devidas proporções do que está disponível.
Uma capital de um país um pouco menos popular, por exemplo, terá uma boa infraestrutura, enquanto uma cidade de porte menor pode oferecer alguns desafios. Por exemplo, nós citamos Luanda no começo do artigo. A capital de Angola oferece boas opções de entretenimento e passeios. Já as cidades menores do país são menos confortáveis para turistas.

2. Pesquise os requisitos básicos de cada país

Cada país tem uma série de exigências para os turistas que desejam visitá-lo. Alguns, como os da União Europeia, facilitam mais as viagens. Outros, facilitam menos. Portanto, é essencial ver o que é preciso para entrar em cada país e providenciar os documentos.
Um ponto importante é verificar as vacinas exigidas para entrar em cada país. Algumas delas você pode nunca ter tomado e, portanto, pode correr um risco ao viajar para lá. Portanto, faça essa pesquisa com atenção.

3. Veja muitos vídeos sobre o local e faça uma pesquisa extensa

Viajar para lugares inusitados é lidar com uma infraestrutura um pouco menor do que o padrão encontrado em lugares mais turísticos. Isso não é um problema muito grande se você souber se preparar para ele. Na prática, isso significa pesquisar bastante.
Vale a pena ler relatos de turistas de vários países diferentes na Internet, mas a sua principal fonte de informação provavelmente serão os vídeos. No YouTube há vídeos sobre praticamente qualquer coisa e você definitivamente encontrará alguém que gravou um vídeo com a informação que você procura ou mostrando como é o lugar que você pretende conhecer.
Esses vídeos e pesquisa poderão mostrar o que você precisa para viajar pelo país em segurança e como se preparar para os desafios tradicionais do local. Um exemplo simples é a região mais de interior de Portugal. Enquanto cidades grandes (e de litoral) como Lisboa e Porto são facilmente acessíveis, cidades maravilhosas como Covilhã e outras da Serra da Estrela só são acessíveis de carro. Portanto, você precisaria alugar um automóvel para ir para lá.

4. Procure por empresas e lugares confiáveis para se hospedar

Lugares inusitados são pouco visitados, sim, mas isso não significa que não contam com uma estrutura básica para poder se hospedar. O que significa, no entanto, é que você precisará de uma pesquisa um pouco extra para poder encontrar um bom lugar para ficar.
Nessas horas, vale a pena procurar por marcas conhecidas mundialmente. Elas costumam ter um padrão de qualidade em todo o mundo e são uma maneira segura de conhecer novos países. Em hospedagem, por exemplo, há o Ibis. Em alimentação, o McDonalds e por aí vai.

5. Aprenda mais de um idioma estrangeiro para se virar

Por fim, uma dica importante é tentar entender pelo menos mais do que o inglês quando for viajar. Não precisa ser fluente, mas arranhar alguma coisa no espanhol, francês ou outro idioma pode ser muito útil para conversar com os nativos ou obter informações.
Agora que você já viu como viajar para lugares inusitados e ter uma experiência incrível por lá, é hora de planejar o seu próximo passeio. Existem muitos locais a conhecer e muitas cidades a desbravar. Qual delas será o seu próximo destino? Talvez em algum país da África? Talvez em algum lugar da Ásia? Na América do Sul mesmo ou na Oceania? Para onde você vai viajar?
Se esse texto inspirou você, comente abaixo qual lugar inusitado você gostaria de conhecer!