Em fevereiro de 2009, o antigo funcionário do Yahoo, Jan Koum, estabeleceu o Whatsapp na Califórnia, EUA, e o Whatsapp 2.0 foi lançada na plataforma iPhone em agosto do mesmo ano. Em outubro de 2009, o co-fundador Brian Acton investiu US$ 250.000 como capital semente, e em dezembro do mesmo ano o Whatsapp foi atualizado, e os usuários puderam compartilhar imagens nesta versão.
 
Em agosto de 2010, o Whatsapp foi suportado no telefone do sistema operacional Android. Em 2012, o Whatsapp anunciou que as mensagens eram codificadas na "versão moderna" do software Whatsapp para plataformas com suporte a Android e iOS, sem a necessidade do método criptográfico.
 
O aplicativo de comunicação entre plataformas permite a troca ilimitada de mensagens de texto e multimídia, incluindo mensagens de áudio, vídeo e foto sem ter que pagar como é necessário para o serviço de mensagens curtas (SMS). O aplicativo é atualmente suportado nas plataformas iPhone, Blackberry, Android, Windows, Nokia e Symbian.
 
Em 2013, o Whatsapp foi gratuito para uso com uma taxa de assinatura anual de US$ 1 após o primeiro ano. Em agosto de 2013, o Whatsapp lançou um recurso de mensagens de voz, seguido por um recurso mais recente em 2014 que permitiu aos remetentes saber quando suas mensagens eram lidas pelos destinatários.
 
Também foram introduzidos novos recursos como o Whatsapp Web, que é um cliente web que pode ser usado através de um navegador web, sincronizando com a conexão de um dispositivo móvel à Internet. Em 2016, o Whatsapp anunciou que o serviço não seria mais cobrado e, em novembro do mesmo ano, lançou dois recursos de verificação para usuários do Android.
 
Estes recursos adicionaram um nível de segurança, além de permitir que os usuários adicionassem seus endereços de e-mail. Em fevereiro de 2017, o Whatsapp lançou um novo recurso, ou seja, um novo recurso de status que é semelhante ao snapchat e às histórias do Facebook.
 
Em fevereiro de 2017, o Whatsapp anunciou um novo recurso, que permite excluir uma mensagem que tenha sido enviada por engano dentro de sete minutos após ter sido enviada.

O que Houve em 2018?

 
            Em fevereiro de 2018, o Whatsapp tinha uma base de usuários de mais de 1,5 bilhões em todo o mundo.
            Em janeiro de 2018, o Whatsapp lançou o Whatsapp Business para uso por pequenas empresas
            Em setembro de 2018, o Whatsapp apresentou o recurso de chamada de vídeo e áudio em grupo, no qual quatro usuários podem ser conectados simultaneamente
            Em outubro de 2018, a opção Swipe to Reply foi disponibilizada para a versão beta do Android, 16 meses após ter sido introduzida para o iOS
 

O que Houve em 2019?

            Em janeiro de 2019, o Whatsapp está programada para lançar várias novas funcionalidades, que incluem o Dark Mode, Media Preview, e mais
            Em 2019, o Whatsapp também lançará o recurso de bloqueio de impressão digital, recurso de busca de adesivos e mensagens de voz consecutivas
 
Curiosidades sobre o Whatsapp
 
            Cerca de 70% dos usuários estão ativos na aplicação Whatsapp diariamente
            Um milhão de usuários são adicionados ao Whatsapp a cada dia
            A capacidade de envio de mensagens da Apple está se aproximando de todo o volume global de SMS de telecomunicações
            Cerca de 100 milhões de conversas ocorrem através do aplicativo a cada dia
            Em 2018, cerca de 1,5 bilhões de usuários estavam enviando 65 bilhões de mensagens através do cliente web e do aplicativo móvel Whatsapp por dia.
            A partir de 1º de fevereiro de 2020, os usuários não receberão nenhum tipo de atualização de segurança sobre as versões não suportadas.
            Os usuários Android e IOS com versões em execução Android versão 4.0.3 e iOS 9 mais tarde continuarão a poder usar o Whatsapp.
            Os smartphones operando abaixo das versões acima mencionadas, o usuário precisa atualizar o smartphone para continuar usando o Whatsapp.
            No iOS 8, você não pode mais criar novas contas ou verificar novamente as contas existentes. Se o Whatsapp estiver atualmente ativo no seu dispositivo iOS 8, você poderá usá-lo até 1º de fevereiro de 2020.
            O Whatsapp terminou o suporte para telefones inteligentes operados pelo Windows em 31 de dezembro de 2019.
            Em 2019, os EUA têm 68 milhões de usuários.
            A previsão projeta um público de 86 milhões de usuários em 2023.
            O envolvimento dos usuários cresceu 44% em relação ao ano anterior.
            18% do que os usuários online com idade entre 26-35 anos no 3º trimestre de 2019
            Em 2018, 26% dos usuários de internet em áreas urbanas usavam o que o app messenger app
            No terceiro trimestre de 2019, 13% dos usuários masculinos de internet usaram o que é aplicativo e 12% dos usuários femininos
            A Índia tem uma estimativa de 200 milhões de usuários em 2017 e o total subiu para 340 milhões em janeiro de 2019.
            O Brasil é o próximo na linha após 120 milhões de usuários a partir de 2017.
            Os EUA estão em terceiro lugar com 68,1 milhões de usuários a partir de 2019.
            A Indonésia compreende cerca de 59,9 milhões de usuários de acordo com as estatísticas de 2019.
            México com um número de 57,2 milhões de usuários em 2019.
            Rússia com um número de 54,1 milhões de usuários em 2019.
            A Alemanha é a 7ª com um número de 43,9 milhões de usuários a partir de 2019.
            A Itália conta com 32,9 milhões de usuários em 2019.
            A Espanha tem um total de 30,5 milhões de usuários em 2019.
            O Reino Unido tem o menor número de usuários, 27,6 milhões no total, em 2019;
            3 milhões de usuários de aplicativos empresariais
            65 bilhões de mensagens de aplicação enviadas por dia ou 29 milhões por minuto
            2 bilhões de minutos gastos para fazer o que é app voz e videochamada
            55 milhões de o que é chamada de vídeo app feita por dia com duração de 340 milhões de minutos no total
            85 bilhões de horas do que o uso do aplicativo mediu entre maio e julho de 2018
            A partir de março de 2020 o que a app tinha 2 bilhões de usuários ativos.
            Surgiu a partir do app oficial vários mods como o Whatsapp Plus.
 
O que é o estado de uso do aplicativo - recurso semelhante ao de outros aplicativos de mídia social como Snapchat e Instagram, permitindo aos usuários compartilhar fotos e vídeos que desaparecem após 24 horas.
 
Também inclui um recurso de privacidade pelo qual você pode selecionar quem você deseja ver sua história do aplicativo Whats. Também inclui o recurso de privacidade de desativar recibos de leitura; ao fazer isso você pode ver o status de outras pessoas sem avisá-las, mas você também não pode ver quem viu seu status
 
O que é o recurso de pagamento do aplicativo - procura implantar seu recurso de pagamento na maioria dos países nos próximos 6 meses de duração. Mesmo que a licença de pagamento permaneça presa na Índia.
 
A empresa matriz do Whatsapp Facebook está trabalhando na construção da infra-estrutura tecnológica para tornar o Whatsapp fácil de enviar dinheiro para as pessoas tão fácil quanto enviar uma foto.
 
Na Índia, o Whatsapp Pay é projetado para ser executado em uma interface de pagamentos unificada - (UPI) desenvolvida pela empresa Nations Payments Corporation of India, que permite ao usuário pagar a outros ou fazer transações comerciais diretamente de contas bancárias. Se a empresa obtiver a licença completa na Índia, então outros operadores no mercado, tais como G-Pay e Paytm, enfrentarão concorrência.
 
Gostou desses fatos curiosos? Então acesse nosso site parceiro, o Wats GP.