A energia solar deve atrair mais empresas em 2021, pois o sistema de energia renovável está em momento de ascensão no país. Para se ter uma ideia, houve um aumento de 52% no setor em 2020, mesmo diante da crise devido à pandemia por Covid-19, isso acontece porque a fonte de energia sustentável proporciona, além dos benefícios para o meio ambiente, uma economia de 100%.

Confira a seguir porque a energia solar deve atrair mais empresas em 2021:

Energia solar deve atrair mais empresas em 2021

O crescimento na procura e interesse pela energia solar foi refletido no setor corporativo no ano de 2020, em que mais de 400 empresas por mês investiram no setor. Para 2021 há estimativas de que mais de 5000 novas companhias iniciem suas operações no país até o final do ano, de acordo com o mapeamento realizado pelo Portal Solar (Marketplace de energia solar).

De acordo com o Portal Solar, os números correspondem ao aumento de 27% em relação ao número de empresas do segmento existentes no país, uma vez que, atualmente, temos 20 mil empresas no setor de energia solar.

Esse crescimento do interesse de investimento no setor é recente, de acordo com o Portal Solar, apenas 12% dessas empresas estão no mercado há pouco mais de 4 anos, sendo que a maior parte delas atua no segmento há menos de 12 meses.

No entanto, mesmo que a média de empresas que estão investindo no setor seja instável, os números chamam atenção quando comparados aos anos de 2016 e 2017. Os benefícios e geração da energia limpa no país estão se tornando muito populares, sendo esperado um grande crescimento em 2021 e nos próximos anos.

Crescimento de vagas de emprego no mercado

O mercado de energia solar está sendo benéfico para o país em diversos aspectos, incluindo o mercado de trabalho, pois foram mais de 80 mil vagas de emprego abertas após o investimento bilionário no setor. Foram investidos mais de 13 bilhões de reais, de acordo com o ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica).

No último ano, o investimento no setor gerou projetos de grandes usinas que abriram mais de 60 mil vagas de emprego no Brasil, de acordo com o Portal Solar, sendo 90% a mais do que as contratações realizadas entre 2012 e 2019. Dentro desta porcentagem, podem ser incluídos cargos de instaladores, projetista, distribuidor, revendedor, manutenção, engenharia, entre outros.

Em 2020, o crescimento do investimento no setor de energia solar foi 64% maior do que em 2019. Atualmente, o país possui usinas de grande porte e empresas que atuam com pequenos projetos para residências e comércios, como é o caso de projetos para fachadas e telhados, com mais de 7 GW.

Não apenas no Brasil, mas mundialmente, a tendência é que o setor de Energia Solar cresça cada vez mais, inclusive, nos EUA (Estados Unidos América) o setor também teve um crescimento surpreendente, pois o país realizou um grande número de instalação de sistema de painéis solares, chegando a 19 GW, de acordo com a SEIA – Solar Energy Industries Association.