No contexto das reflexões do Dia Internacional da Mulher, comemorado neste 8 de março, o Editorial do portalbelmonte.com.br de hoje tem honra de destacar o protagonismo da mulher belmontense nas diversas áreas de atuação.  Mulheres que ao longo da história sempre batalharam, todos os dias, pelo direito de ocupar espaços, pessoais e profissionais.

Muitas mulheres tem dentro de si um grande sentimento de sobreviver na sua terra. Terra que foi dos seus antepassados e serão dos seus filhos, portanto além do trabalho na sua maioria árduo, elas encontram nas manifestações culturais a resistência e superação.
Maria da Hora - Consagrada como Mestra Denzinha
 
Uma destas mulheres é Maria da Hora, conhecida como Dezinha das Nagôs,  uma da moradoras mais ilustre de Belmonte, representante de um dos blocos culturais mais conhecido da cidade, as Nagôs.  Além disso, foi representante de Boi-duro e consagrada como Mestra Dezinha, uma forma de valorizar os conhecimentos e as experiências da cultura popular, assim como sua contribuição na difusão e manutenção destas manifestações tradicionais no município.
Dagmar Muniz - Artesania em Cerâmica

Dagmar Muniz ou simplesmente Dona Dagmar  é mais um símbolo de representatividade do protagonismo da mulher na cidade. É uma ceramista que confecciona lindos e gigantescos vasos.
Com mais de 90 anos ela continua trabalhando. Não tem torno, faz tudo no braço, subindo em banquinhos para cavar esses vasos muito maiores que ela. Em toda região vão ser encontrados seus vasos, luminárias e outras peças. Todos conhecem, é só perguntar.
Dinah Nascimento - Ex-prefeita e vice-prefeita

Dinah Nascimento também é nosso destaque, teve uma vida voltada para a área política. Atuou como prefeita e vice prefeita, sendo peça fundamental no desenvolvimento social, cultural e econômico da cidade.
Eunice Gama - Primeira Dama e Secretária de Finanças

Mencionamos também aqui todo  protagonismo das mulheres que integram a gestão “Belmonte é tempo de trabalho”, onde num total de 08 secretarias 04 das principais delas são ocupadas por mulheres.   Mulheres preparadas e eficientes, naquilo que fazem, e o mais importante é que são capazes de transformarem uma situação ruim, para uma bem melhor, porque trabalham com dedicação e amor.

Portanto, fica aqui nosso reconhecimento e homenagem ao Dia Internacional da Mulher a cada uma de vocês, que são referências para as mulheres mais jovens, que são símbolos de luta, perseverança e defensoras incansáveis na busca por dias melhores.