A odontologia estética é uma especialidade que agrega beleza e saúde para cuidar do sorriso, ajudando na autoestima dos pacientes por meio dos tratamentos que melhoram o sorriso e a autoimagem.


Nesse sentido, é uma área que cresce cada vez mais, fazendo com que dentistas optem por trabalhar com esses procedimentos e também para que as pessoas procurem os tratamentos para mais qualidade de vida.

O que é odontologia estética?

Você provavelmente já ouviu falar de alguns tratamentos estéticos corporais, principalmente para o rosto, como peelings, uso de cremes, preenchimento e botox. 


Entretanto, não é apenas nessa região que existem tratamentos de estética e, mesmo eles, conforme a necessidade, podem ser ofertados pelos odontologistas para um melhor aspecto e saúde da face e boca.


O campo da odontologia é bastante amplo, e a odontologia estética é uma dessas áreas que mais cresce. Os profissionais dessa área trabalham em prol de realizar tratamentos de restauração do sorriso dos pacientes, com técnicas modernas e aparelhagem tecnológica.


Dessa forma, existem diferentes procedimentos estéticos presentes nesse mercado, que cada vez mais são procurados para modificar e devolver o sorriso.

Quais são os principais tratamentos estéticos?

Como dissemos, existem diferentes tipos de tratamentos estéticos para os dentes, sendo que todos são feitos de modo a levar uma melhora na qualidade do sorriso dos pacientes.


A seguir, listamos alguns dos principais trabalhos estéticos, que são muito procurados pelas pessoas nas clínicas odontológicas.

Aparelhos dentários

O uso de aparelhos dentários é muito recomendado pelos dentistas, tanto por uma questão de necessidade, como para práticas estéticas. 


Existem diferentes tipos de aparelhos odontológicos, tais como:


  • Aparelho fixo;

  • Aparelho móvel;

  • Aparelho transparente;

  • Aparelhos invisíveis.


O último listado, o aparelho dental invisivel, é um dos tratamentos mais interessantes, pois são aparelhos construídos à base de elementos tecnológicos, garantindo um tratamento bastante eficaz e de qualidade, melhorando a beleza do seu sorriso.


Esse modelo é feito com placas intraorais feito sob medida, encaixando nos dentes e corrigindo seu alinhamento. Como essas moldeiras são de materiais transparentes, o tratamento é quase imperceptível, não alterando a estética da face.

Lentes de contato

A lente de contato dental é um tratamento estético interessante e moderno e, assim como as oculares, é colocada sobre o tecido para melhorar a dentição.


Produzida em impressoras 3D, a lente de contato dental pode ser aplicada em apenas um dente ou em toda estrutura, atuando na recuperação de problemas como o tamanho do dente, seu formato ou no posicionamento da arcada dentária.


Assim como o aparelho invisivel, a lente de contato para os dentes é um tratamento bastante discreto, não deixando marcas muito significativas.


Sua estruturação tende a ser naturalizada, não expondo os pacientes a situações de incômodos ou vergonhas que podem diminuir sua autoestima durante o tratamento.


Além disso, o tratamento pode trazer uma melhor coloração para os dentes, tornando-o - além de mais alinhado - mais branco. Ou seja, o tão sonhado sorriso bonito e brilhante.

Clareamento 

Outra técnica muito visada e procurada nas clínicas odontológicas, principalmente pela facilidade de acesso e qualidade do procedimento, é o clareamento dental.


Essa técnica é aplicada pelos dentistas em consultórios particulares ou podem ser efetuadas na residência pelos próprios pacientes, mas sempre com a ajuda de um profissional da área.


Com o passar do tempo, é natural que os dentes se modifiquem, principalmente em sua coloração, podendo se tornar amarelados. Além disso, alguns hábitos tidos no decorrer da vida podem influenciar para manchas e escurecimento dos dentes.


Assim, o clareamento dental é uma técnica que visa devolver a coloração esbranquiçada dos dentes, prondo um sorriso de qualidade e até sete vezes mais claro.


Normalmente, é preciso mais de uma sessão para que o tratamento seja efetivo, principalmente em quadros mais avançados.


Apesar disso, por ser um procedimento de alta demanda, são sessões que podem ser encontradas facilmente em diversas clínicas odontológicas e que apresentam resultados de forma mais ágil.

Implantes

Para finalizar nossa lista de tratamentos estéticos odontológicos, temos um dos mais complexos, mas também mais importantes.


Perder um ou mais dente  pode ser uma situação bastante desagradável e incômoda, que prejudica a autoestima e funcionalidade da mastigação, podendo gerar diversos problemas psicológicos ao longo do tempo.


Nesse sentido, quando as pessoas passam por essa situação, de perder a dentição, eles podem procurar as clínicas ou consultórios odontológicos para realizar um implante dentário.


Neste tratamento, um implante, que é uma peça metálica, é posicionada na gengiva, onde as peças que representarão os dentes devem ser instaladas. Com isso, as próteses dentárias podem ser posicionadas e restabelecer o sorriso e a mastigação.


Dessa forma, os implantes dentários são as peças que dão sustentação e fixam as próteses dentárias. Portanto, é uma técnica utilizada para substituir os dentes que foram perdidos e recuperar a segurança ao falar ou sorrir.


A qualidade desse tratamento é fundamental para a saúde e, por isso, é importante que as pessoas procurem por clínicas com eficiência e certificação comprovada. 


Isso porque a má instalação dos implantes ou das próteses pode gerar incômodos e dificultar a fixação desses elementos. Como é um tratamento relativamente caro e mais invasivo, é importante que não aconteçam erros durante esse procedimento. 


Assim, ao recorrer ao acompanhamento odontológico adequado para preservação e melhora do sorriso, é possível ter mais qualidade de vida e sorrir com segurança.


Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações, com dicas e conteúdos ricos, sobre os cuidados com a saúde física e mental.