Constantemente vemos pessoas mudando a rotina para começar a cuidar melhor do corpo, trocando a alimentação, se exercitando e investindo em um estilo de vida mais saudável.


Com toda certeza isso é ótimo, é um investimento no bem-estar e também impacta diretamente a nossa mente, irá trazer diversos benefícios.


Mas o que poucos sabem é que, mesmo cuidando do corpo, se a saúde bucal não estiver em dia ainda correm risco de desenvolver outras doenças.


Isso porque a saúde bucal e a saúde física estão relacionadas e o mau funcionamento de um pode impactar diretamente no outro.


Neste artigo vamos falar sobre a relação entre os dois, o que um pode impactar no outro e algumas dicas de alimentação e higiene que podem te ajudar.

Saúde física e saúde bucal, entenda a sua relação


Você sabia que a má higiene bucal pode causar ou contribuir com doenças no nosso corpo?


Por exemplo, caso a saúde bucal não esteja em dia pode ocorrer acúmulo de alimentos nos dentes e com isso gerar bactérias, que além de causar infecções e inflamações como a gengivite, elas podem se espalhar pelo corpo causando outras doenças, como a endocardite.


Não só a saúde bucal e a saúde física, a mente também está ligada com a boca, podemos ver nos efeitos da ansiedade.


Quando uma pessoa fica ansiosa e estressada pode causar o bruxismo, que é o ato de apertar os dentes ou serrar a mandíbula em excesso. 


Outras doenças que podem ocorrer pela má higiene bucal são:


Endocardite 

É uma infecção no endocárdio (revestimento interno do coração). Acontece quando uma bactéria ou germes, que saem da boca quando não higienizada da forma correta, se espalham pelo sistema sanguíneo se instalando nas áreas afetadas do coração.


Doença cardiovascular


Pesquisas mostraram que bactérias orais que ocorrem pela falta de higiene bucal, podem causar infecções e inflamações que podem causar doenças cardíacas, obstruções nas artérias e derrames cerebrais.



Diabetes


A higienização incorreta da boca vai dificultar no controle de quem tem diabetes, as infecções podem causar o aumento de açúcar no sangue e é possível que a pessoa precise de mais insulina para manter o controle.


Pneumonia e artrite reumática

Pela corrente sanguínea, as bactérias que surgem na boca podem chegar a outros órgãos, como nos pulmões e articulações, causando infecções como a artrite reumática e a pneumonia. 

 

Como esses não são os lugares habituais dessas bactérias, elas não encontram resistência natural e, por isso, pode ser mais difícil encontrar um tratamento assertivo para essas regiões.

 

A falta do cuidado com a saúde bucal também pode causar o parto prematuro e a impotência sexual nos homens.

A periodontite tem sido associada ao nascimento prematuro e a baixo peso do bebê quando nasce.


Essa doença também pode causar a impotência sexual, pois bloqueia a enzima eNOS que atua no processo de ereção. 


Não só a periodontite, homens com inflamação na gengiva podem ter impotência também. O motivo é a migração das bactérias bucais pelas veias que irrigam o pênis, formando placas bacterianas que as entopem.


Agora que vimos a relação entre os dois, como o mau funcionamento de um pode impactar diretamente no outro, vamos falar de algumas dicas de higiene e alimentação que podem ajudar na prevenção e no bem-estar.

Cuidados e dicas

Troque sua escova regularmente

É indicado e necessário trocar de escova a cada três meses, pois com o tempo acumulam-se bactérias e suas cerdas se desgastam, assim perdendo a eficácia.


E para quem usa aparelho ortodontico sempre use a escova própria para esses casos. A escova ortodôntica e interdentais deve ser utilizada diariamente para se evitar o acúmulo de placa e consequentemente, o surgimento de cáries e inflamações nas gengivas.


Vale ressaltar que se usa o aparelho invisivel por exemplo, por causa do tipo de aparelho é necessário que o cuidado seja maior.

Escove os dentes com calma

Escovar os dentes é o principal cuidado com a saúde bucal, então não tenha pressa nesse momento.


Leve no mínimo dois minutos, não faça movimentos fortes para não machucar a gengiva e escove os dentes pelo menos três vezes ao dia, quando acordar, depois de almoçar e antes de dormir.

Escovar a Língua

A boca não é composta só pelos dentes, é importante lembrar de fazer a higiene de toda a cavidade bucal, porque a língua pode conter resíduos de restos de comida que causam mau hálito e atraem bactérias.

Use Fio Dental

É o único capaz de limpar entre os dentes, local que acumula restos de alimentos. Usar o fio dental previne sangramentos gengivais e a gengivite. Use pelo menos uma vez ao dia.

Escolha a pasta de dente correta

Pastas de dente abrasivas prejudicam o esmalte do dente, dê preferência àquelas que contêm flúor e cálcio para fortalecer seu sorriso.

Alimentação e bebidas

Existem diversos alimentos e bebidas que ajudam a manter a saúde bucal em dia e ainda beneficiam o corpo, eles são:

Laticínios

O leite, iogurte e o queijo são ricos em cálcio e ferro, sendo essenciais para formar a resistência dos dentes e fortificar a estrutura óssea como um todo.


Além disso, os laticínios possuem proteínas que diminuem a acidez da nossa boca, fazendo com que o esmalte  tenha um menor desgaste. 

Cenoura 

Podendo ser consumida cozida ou crua, adicionar a cenoura ao cardápio é uma prática muito benéfica.


Isso porque, além de ser rica em ferro e vitaminas, tendo grande poder de limpar os dentes, favorecendo a higienização.


Ela ainda aumenta a produção de saliva, auxiliando na decomposição da comida. 

Peixes 

A sardinha, atum e o salmão são ótimas fontes de cálcio e também são ricos em vitamina D.


Basicamente, essa vitamina atua diretamente na absorção do cálcio, auxiliando na fortificação da arcada dentária. 

Maçã

Além de ser uma fruta extremamente saborosa, a maçã aumenta a produção de saliva na boca, auxiliando na digestão de alimentos, assim como a cenoura. 


A fruta também contém fibras que prom a limpeza, impactando no combate a bactérias e inflamações.

Morango 

Para os amantes do morango, é interessante saber que além de saborosa a fruta tem um poder de clareamento dental, além de ser rica em vitaminas que favorecem a estrutura bucal. 


Então, após o almoço a maçã e o morango são grandes apostas para ter dentes limpos, saudáveis e branquinhos. 


Contudo, cabe destacar que incluir tais alimentos na dieta não eliminam a necessidade de consultar o profissional com frequência. 


Afinal, além dos processos de clareamento e limpeza, é importante verificar a necessidade de outros tratamentos, bem como realizar as devidas manutenções em pacientes que fazem uso de aparelho transparente.


Chá verde 


Possui catequina, um antioxidante que diminui a incidência de cáries e impede a formação de placas bacterianas nos dentes.

Chá de canela

A canela ajuda no combate ao mau hálito, graças à presença de óleos que eliminam todas as bactérias da boca.


Agora está mais fácil de cuidar da saúde bucal e do corpo não é mesmo?


É muito importante a saúde estar em dia, ela pode impactar no bem-estar e na produtividade durante o dia.


Por exemplo, uma dor de dente que pode resultar em um tratamento de canal, irá tirar o foco e atenção da pessoa no que ela precisa fazer durante o dia e com isso diminuir pelo menos uns 40% da produtividade no dia.


É muito importante cuidar do corpo e da mente, pois isso gera uma qualidade de vida.



Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Clínica Ideal, plataforma especializada em marketing e gestão para consultórios e clínicas odontológicas.